Aos 14 anos, Hussein Daruich, atleta brasileiro patrocinado pela CBC se destaca em competição de tiro na Alemanha e conquista o bronze

Foto/divulgação: CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos)

O jovem paranaense Hussein Daruich, de 14 anos, atleta patrocinado pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), conquistou a medalha de bronze para o Brasil na Fossa Olímpica Masculina da ISSF World Cup Júnior Rifle/Pistol/Shotgun, que acontece de 9 a 20 de maio em Suhl, na Alemanha.
 
Surpreendendo o cenário mundial do tiro esportivo, Hussein Daruich terminou em 3º lugar entre 65 competidores, sendo o atleta mais novo entre os participantes. A categoria Junior contempla atletas de até 21 anos. A medalha de ouro ficou para o australiano Marco Vincenzo Corbo, de 18 anos, e a prata com o americano Lance Thompson, de 20 anos.
 
Na fase de classificação, o brasileiro Hussein Daruich ficou na 3ª colocação, com 120 em 125 pontos possíveis e na semi-final passou em 1º lugar.
 
A seleção brasileira da CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo) também contou com outros participantes na competição. Na mesma prova disputada por Hussein, Haddy Darwich Gomes foi o 30º com 111 pontos de 125, e Igor Mera o 31º com a mesma pontuação.

Já a brasileira Hanna Daruich, irmã de Hussein Daruich, ficou em 19º lugar, com 106 pontos de 125 possíveis.

Jovem prodígio do Tiro Esportivo

Filho do casal Abdul Daruich e Marianne Daruich, Hussein contou com o incentivo do seu tio, Adl Mohamad Darwich, também atirador, que o motivou a entrar no esporte desde os 4 anos. Com 8 anos de idade, Hussein ganhou sua primeira arma calibre 36, e posteriormente uma semiautomática calibre 12, que o motivou ainda mais a seguir praticando. Após, mandou fazer uma arma com coronha sob medida.

O atleta começou na modalidade Trap Americano, frequentando provas em outras cidades, inclusive em grandes centros, como em São Paulo e Curitiba. Aos 11 anos, participou do campeonato Brasileiro de Excelência de Tiro ao Prato, em Guarapuava e foi finalista na prova de Excelência (adulto), marcando 116 pontos em 125.


No Regional Sudeste da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), torneio realizado em maio de 2021, Hussein conseguiu brilhantes resultados, como o 1º lugar em sua categoria (com resultado de 67 pontos em 75) e 3º lugar (com 114 pontos em 125) no Gran Prix Clube de Caça e Tiro São Paulo disputado entre todos os atletas.

Em setembro de 2021, aos 13 anos, Hussein Daruich se tornou campeão da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Excelência em São Paulo, disputando com outros 96 atletas, dos quais apenas sete jovens e o restante adultos. Na etapa de classificação, Hussein acertou 119 pratos de 125. Na final, dos 50 tiros possíveis, o jovem acertou 45 pratos. O 2º colocado acertou apenas 39, o que evidencia ainda mais o potencial de Hussein.

A modalidade Fossa Olímpica é uma das mais difíceis existentes no tiro aos pratos. O atirador tem que acertar os disparos em um alvo – um prato de cerâmica de 11 cm por 2 cm de altura em média – em movimento a mais de 100 km/h já na saída.

Compartilhar