A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), em parceria com os clubes do Programa de Relacionamento com Lojistas (PRLO), promoverá o Campeonato Expresso 2025, uma competição dinâmica, acessível e inovadora de tiro esportivo voltada a atletas de todos os níveis, que queiram se desafiar, treinar e competir, e principalmente aqueles que participarão pela primeira vez de um campeonato esportivo.
Serão competições independentes simultâneas sediadas em mais de 100 clubes em todo o Brasil.
“O Campeonato Expresso é mais do que competição, é um encontro entre pessoas que compartilham da mesma paixão. A cada etapa, novos atiradores chegam para somar, renovando o esporte. Quanto mais gente envolvida, mais forte fica a nossa comunidade do tiro”, afirma Gleison Leão, proprietário da Arma Store, de São Paulo.
As disputas serão em três divisões: A – calibres .22LR e/ou .22WMR; B – calibres .38TPC e/ou 9mm; e Armas – curtas ou longas (CBC, CZ ou Taurus).
Os atletas competirão realizando 10 disparos em até um minuto, no alvo oficial do campeonato, com mira aberta (sem auxílio de equipamentos), na distância de 7 metros.
As provas ocorrem nos meses de setembro, outubro e novembro, com datas e premiações que serão definidas por cada clube participante do Campeonato.
Para saber os clubes participantes e mais informações, acessar o site do Campeonato Expresso (www.campeonatoexpressocbc.com.br).
FORTALECIMENTO DO ESPORTE DO TIRO
De acordo com Weder “Zurita”, sócio proprietário do Grupo Polvóra Preta, de Minas Gerais, a importância de um campeonato acessível como este é enorme.
“Muitas vezes existem joias perdidas, atiradores muito bons, mas que ainda não se descobriram no esporte. Quando criamos um campeonato acessível, com custo equivalente a uma atividade de lazer comum, oferecemos a oportunidade de trazer essas pessoas para dentro da competição. E é nesse ambiente que muitos se descobrem. Percebem que têm potencial para competir em níveis maiores, em rankings mais altos, e acabam se identificando com modalidades como o IPSC, o Tiro ao Prato, o Tiro de Precisão ou em Movimento. É justamente esse equilíbrio entre diversão, baixo custo e seriedade, no qual seguimos todos os protocolos de segurança e exigimos que cada participante tenha a documentação necessária, que torna o campeonato a verdadeira porta de entrada para grandes atletas que, no futuro, podem representar o Brasil no tiro esportivo”, explica.
Já para André Carneiro, proprietário da Top Caça e Pesca, do Pará, o impacto do campeonato nas regiões vai além da competição em si.
“Ele ajuda a fortalecer o tiro esportivo, motivando tantos atletas iniciantes quanto os mais experientes a se dedicarem ainda mais. Também gera um ambiente de convivência e integração, aproximando clubes praticantes e simpatizantes do esporte. Além disso, mostra que a nossa região tem condição de receber eventos de qualidade, o que pode abrir espaço para novas edições no futuro”.
DESAFIO DIA “D”
No dia 12 de dezembro de 2025 será realizado um desafio chamado Dia “D”, que reunirá na unidade da CBC, no município de Ribeirão Pires (SP), os campeões de cada clube nas divisões A e B para disputa, na qual os atletas concorrerão as seguintes premiações:
- 1º lugar: uma viagem para a IWA Outdoor Classics, na Alemanha, uma das principais feiras do mundo voltada ao mercado de esportes de caça e tiro ao alvo (passagem, hospedagem e entrada na feira) + um rifle CBC .22 LR + 1 mil munições CBC .22 LR.
- 2º lugar: um rifle CBC .22 LR + 1 mil munições CBC .22 LR.
- 3º lugar: 1 mil munições CBC .22 LR.
LIVE
No dia 5 de setembro de 2025 às 10h, a CBC realizou uma live com lojistas que participarão do Campeonato Expresso 2025, com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos participantes.
O “bate papo” contou com a presença de Paulo Ricardo Gomes, Diretor Executivo Comercial & Marketing da CBC, Allan Marcelino, Supervisor de Marketing da CBC, Wallace Tozzetti, Marketing – Esporte do Tiro da CBC, Felipe Karpstein, CEO da Shooting House, e participação do influencer do segmento Samuel Cout.
A live foi transmitida no canal do Youtube da CBC. Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=CE_NzGb1GsA