O Diretor Executivo Comercial & Marketing da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), Paulo Ricardo Gomes, apresentou e participou do painel “CBC Talks”, na última quinta-feira (03.jul.2025), uma conversa com lojistas representando as cinco regiões do Brasil sobre o cenário do mercado atual, as oportunidades no varejo e as soluções para atender os consumidores do segmento.
Na abertura, Paulo Ricardo realizou uma apresentação institucional sobre a CBC destacando a trajetória da Companhia, que em 2026 completará em 100 anos e é líder mundial em munições e tradicional fabricante de armas longas.
O executivo falou sobre os programas e ações comerciais da companhia, evidenciando o compromisso com o contínuo progresso do segmento, entre eles destacou o Programa de Relacionamento com Lojista da CBC (PRLO), maior iniciativa deste tipo no segmento de armas e munições no país. Recentemente, foram lançadas uma nova categoria (Black) e uma nova qualificação (Exclusive) para fortalecer o varejo, criar mecanismos de incentivos com a indústria e potencializar clientes de todos os perfis. O programa PRLO conta, atualmente, com mais de 1.200 clientes, divididos em cinco categorias: GOLD START, GOLD, DIAMOND, PLATINUM e, agora, BLACK.
As diversas mudanças na legislação e a nova realidade do mercado de armas e munições no Brasil também foram pautas do painel.
Rafael Souza, diretor da Top Arms, empresa paulistana que figura entre as maiores varejistas de materiais bélicos do país, falou sobre sua experiência no mercado, os desafios e a oscilação de demanda ao longo dos anos.
Weder “Zurita”, sócio proprietário do Grupo Polvóra Preta, de Minas Gerais, agente voluntário do IBAMA no manejo da população de javalis e embaixador oficial da Liga Nacional de Caça e Tiro no Brasil, ressaltou a importância da parceria das lojas com a indústria e falou sobre a mudança no comércio. “Antes vendia-se, hoje precisa vender”, disse. Weder também comentou sobre as oportunidades no mercado da caça, manejo e abate de espécies invasoras, como o javali-europeu, que ainda é pouco explorado no Brasil, como instrumentos de conservação ambiental. “O javali está chegando até a Amazonia. Os órgãos ambientais permitiram o abate, isso mostra o quão sério está o problema”, afirmou.
Lindberg Tinôco, diretor da Armas & Bagagens, do Rio Grande do Norte, falou sobre o cenário desafiador, no qual a resiliência e paciência são pilares fundamentais para seguir neste segmento. Lindberg também comentou sobre a importância das novidades proporcionadas constantemente pela TAURUS e pela CBC ao mercado.
Pablo Maurício de Castro, dono do Castro Clube de Tiro, do Pará, comentou sobre o comércio para a caça de subsistência, que tem papel importante no que se refere a segurança alimentar de comunidades tradicionais. E parabenizou a CBC pelo trabalho em unir os lojistas e os clubes de tiro para um diálogo, fortalecendo o relacionamento.
Gleison Leão, da Arma Store, de São Paulo, destacou as oportunidades no meio digital, a qualidade dos produtos das fabricantes brasileiras e a variedade de calibres disponibilizados pela indústria ao mercado hoje em dia.
Wagner Filetti de Queiroz, sócio-administrador da Sport Fish, de Goiás, e criador de conteúdo digital falou sobre a importância da inovação na internet, de fazer diferente e chamar atenção dos consumidores para alavancar as vendas.
Também foi destacado, na ocasião, o sucesso do novo projeto de marketing de Geolocalização, solução robusta para intensificação das vendas por meio de mais um canal, o e-commerce, apresentado pela CBC aos lojistas, e que tem dado resultados.
Apesar das diversas restrições no que se refere a publicação de conteúdos envolvendo armas e munições, o mundo digital é visto como uma ótima ferramenta para contribuir com as vendas, considerando o contato com a grande rede de consumidores e o enorme alcance.
Outro tema durante o CBC Talks foi a necessidade de comprovação da habitualidade pelos CACs, seguindo as diretrizes estabelecidas pela regulamentação atual. De acordo com os participantes, a prática regular do tiro esportivo é essencial para assegurar o domínio técnico do atirador, por meio do treinamento, e o uso responsável/manuseio seguro das armas. Neste sentido, os clubes de tiro são de extrema importância para o segmento, no acolhimento e ensinamento de todas as pessoas.
A necessidade da habitualidade, assim como promover campeonatos de tiro esportivo em todos os níveis e variados calibres, é fundamental para trazer o atirador aos clubes de tiro.