CBC/TAURUS 2018 reúne mais de 1 mil competidores em 12 modalidades diferentes.
Araraquara (SP) recebe neste fim de semana a etapa final do Campeonato Regional CBC/TAURUS 2018. São mais de 1 mil competidores em 12 modalidades diferentes, entre elas tiro de precisão e tiro no prato.
As competições ocorrem no Clube de Tiro e reúnem atletas de São Paulo e de Santa Catarina. Segundo um dos organizadores Paulo Henrique Magri a competição foi criada para atrair atiradores iniciantes.
”Todos os atletas participam de um ranking durante o campeonato. Nós procuramos prestigiar tanto o atirador que está começando quanto o profissional”, disse Magri.
Araraquara recebe etapa regional de tiro — Foto: Ely Venâncio/E´TV
Além de munições, armas e distância, alguns outros recursos são indispensáveis para atirar. Segundo o atirador Luis Henrique Lahr o mais importante para acertar o alvo é a concentração: “75% para atirar são controle emocional, 15% são técnica e 10% são preparo físico. O tiro não exige muito do físico porque é uma modalidade estática”, disse o atirador.
Além dos atiradores profissionais, a competição abre espaço para os iniciantes. A atleta de Bauru (SP) Mariana Lozano começou a praticar o esporte há um ano e já é a atual campeã brasileira na modalidade de precisão.
“Meu pai e meu avô sempre gostaram de atirar e eu sempre quis conhecer como era. Um dia me levaram junto e me apaixonei, hoje eu amo o esporte”, contou Lozano.
Mariana Lozano é uma das principais atiradores na modalidade de precisão — Foto: Ely Venâncio/E´TV
Além do tiro no alvo fixo, outra modalidade que se destaca é o tiro no prato. Uma máquina que dispara o objeto é acionada pela voz do atirador e cada competidor tem 50 chances de quebrar o prato. O vencedor é quem acerta mais vezes o objeto.
“A gente fica esperando, pede o prato, se prepara e a maquina solta, ai é só mirar e atirar”, disse o atirador Gabriel Magri.
Fonte: https://g1.globo.com